Pular para o conteúdo

QUEM SOMOS

O Projeto de Educação Comunitária Integrar foi criado em 1º de Agosto de 2011, com iniciativa totalmente voluntária de professores e amigos reunidos num firme propósito de oferecer a estudantes de baixa renda da Grande Florianópolis uma preparação engajada, consciente, e cidadã para os concursos vestibulares. O Integrar é uma iniciativa comprometida com os princípios da Educação Comunitária em Florianópolis-SC.

  • Pilares

1) o pré-universitário: construímos coletivamente nossas atividades em defesa do amplo acesso à universidade por meio do Pré-Universitário Popular

2) a permanência estudantil: através da GESTUS – Gestão Estudantil Universitária Integrar, que surgiu a partir da articulação entre estudantes do Integrar, buscamos a permanência estudantil dentro da universidade, e também no próprio projeto. 

3) a formação de estudantes e equipe educadora: o Projeto Integrar é um espaço de formação não só de estudantes, mas também de educadores populares, buscando a integração de todas essas pessoas. 

4) o retorno social às comunidades e territórios ocupados: para que estudantes, equipe educadora e todas as pessoas que acessam o ensino superior retornem e contribuam sociopoliticamente com as suas comunidades e territórios.

Nesta perspectiva, buscamos possibilitar a entrada nas  universidades Estadual e Federal, pessoas da classe trabalhadora, pessoas negras, estrangeiras, da comunidade LGBTQIA +, mulheres, e demais pessoas que têm seus direitos e oportunidades negados e vêem, na universidade, um caminho de superação.

Somos a favor da educação pública, universal e gratuita e defendemos as políticas de ações afirmativas de cunho socioeconômico, racial e demais medidas que visam a democratização do acesso ao Ensino Superior e concursos públicos.

  • História

O Projeto de Educação Comunitária Integrar é uma associação de educadores voluntários que iniciou suas atividades no dia 1º de Agosto de 2011. A iniciativa partiu de um grupo de vinte e quatro educadores que, até então, atuavam em cursos Pré Vestibulares, porém tinham algumas divergências administrativas e pedagógicas com os mesmos, levando a um rompimento e o surgimento do Projeto Integrar com idéia de manter o grupo atuante, mas dentro de uma perspectiva de buscar na educação popular, formas de atuar significativamente na formação de estudantes, que eram em sua maioria trabalhadores sem condições de pagar por estudos e que buscavam aprovação nos vestibulares para entrar na universidade.

Nesta situação de rompimento e de buscar criar um Projeto diferenciado, estes educadores procuraram por parcerias e locais para iniciar as suas atividades, preferencialmente na região central da cidade de Florianópolis onde a maior parte do público-alvo de estudantes se encontravam, conseguindo instalar-se e iniciar as aulas em agosto de 2011 na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck.

Posteriormente em 2012, devido a não renovação com a escola, o projeto se instalou na Escola de Educação Básica Lauro Muller e novamente não renovando a parceria teve que buscar um novo espaço para 2013. Em 2013 o projeto iniciou o ano sem uma perspectiva de manter os trabalhos devido à recusa de várias escolas estaduais em cederem espaço no período noturno para as atividades do projeto, mesmo procurando a Secretaria de Estado da Educação (SED) não houve interesse em ceder algum espaço ao projeto, então neste momento conseguiu-se uma parceria com Secretaria de Educação Municipal que cedeu duas salas no Centro de Educação Continuada (CEC) para as atividades do projeto.

Este ano de 2013 foi bastante atípico no projeto, apesar de ter apenas um ano e meio desde a sua criação, onde a quantidade de estudantes reduziu significativamente e o número de faltas e evasões elevado, pois apesar do CEC encontrar-se no centro da cidade está em uma área mais afastada da parte comercial que é onde se concentram a maior parte dos estudantes trabalhadores, com poucas opções de linhas de transporte público, e também mais afastado do terminal de ônibus da cidade o que dificultava a locomoção entre trabalho, escola e residência.

Além disso, apesar dos espaços serem salas de aula, não havia uma estrutura completa para o desenvolvimento das aulas – algumas cadeiras avulsas sem mesas para todos, não havia quadro dificultando a resolução de exercícios, entre outros -, contudo contávamos com um sistema de projetores muito proveitosos nas aulas expositivas.

Ainda durante o ano de 2013, buscou-se por novas parcerias para o projeto, preferencialmente com escolas públicas na região central devido às dificuldades de permanecer no espaço do CEC. Procuramos novamente a SED, mas não obtivemos sucesso. Após isso, uma das educadoras que era voluntária no projeto e atuava no Instituto Estadual de Educação (IEE) conseguiu viabilizar uma reunião com a direção da escola para transferir o Integrar a este local.

O IEE é uma escola estadual, mas não está subordinada a Secretaria de Estado da Educação, pois tem uma autonomia das atividade realizadas na escola, funcionando como uma gerência de educação autônoma. Por esse motivo conseguimos uma parceria com esta escola que cedeu três salas de aula no período noturno permitindo o funcionamento do projeto de 2014 até o presente momento.

Através de uma ex-estudante e atual membra do projeto, em 2016, o Integrar recebeu um convite para ampliar suas atividades na Escola de Educação Básica Jurema Cavalazzi – devido a uma demanda da comunidade de mantê-la com atividades, no período noturno. Esta instituição está localizada na comunidade José Mendes que faz parte do maciço do Morro da Cruz , um conjunto de comunidades situados na região central da cidade, mas com a característica de possuir uma população em situação de grande vulnerabilidade social. 

No ano de 2021, durante a pandemia de COVID-19, o  Projeto se organizou para oferecer aulas preparatórias online, retornando às atividades presenciais no ano de 2022 com o Pré-vestibular realizado em dois núcleos: EEB Jurema Cavalazzi (Saco dos Limões) e Unisul (Centro), este último em parceria com o Instituto Pe. Vilson Groh – IVG.

  • Carta de princípios

Carta de Princípios – Projeto de Educação Comunitária Integrar